quinta-feira, 30 de junho de 2011

Previsão

As previsões são sempre um risco. No entanto quando as professamos com algum conhecimento, arriscamo-nos a não falhar.
1ª - A Académica deixou de estar em falência técnica, para se encontrar neste momento em falência factual. Com os apoios escassos, ou nenhuns, e com a ajuda de alguns de nós, dezenas de milhares de euros não vão entrar na AAC. A asfixia financeira é uma meta, e está muito próxima de se ver.
Só há conta de alguns grandes Académicos, esta direcção já perdeu seguramente mais de 100 mil euros, seja com patrocínios, seja por camarotes que não vão ser vendidos. Falo em cerca de 14 camarotes que já impedimos de serem vendidos.

2- Com um equipa fraquíssima, cheia de empréstimos, precisamente por falta de verbas, em Novembro estou convencido que quem votou nesta gente verá quem são de verdade os "enterras" da Briosa. Ordenados em atraso ( continuação do que aconteceu na época passada, mas com consequências muito mais graves), classificação indecente, a constestação vai ser mais do que muita.

3- O corropio à procura de novo(s) treinador(es), vai dando a imagem de uma AAC fraca e mal dirigida.
Lamentavelmente não acredito que o condenado assuma a sua incapacidade, ficando indelevelmente ligado à mais que certa descida de divisão.
E depois? Bom, depois, é fácil adivinhar. Meterá o rabo entre as pernas, e abandonará covardemente uma Académica que nunca precisou de ser tão maltratada, como foi durante o período mais negro da sua história centenária!

terça-feira, 28 de junho de 2011

A caminho...

... de um equipa do distrito de Leiria para treinar?

sábado, 25 de junho de 2011

Mais uma...

... empresa que depois de devidamente esclarecida, deixou de dar uma maquia considerável ao OAF.
Asfixia financeira, é o caminho para a queda desta direcção!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

De volta

Este ano, e porque o tempo me permite, vou voltar ao futebol, como treinador principal.
Em breve direi aqui o destino. Só poderei adiantar que será uma equipa sénior....

Há gente sem carácter...

Numa entrevista ao DC, publicada ontem, um miúdo sem carácter que por diversas vezes, já cuspiu no prato que lhe deram a comer, omite que o levou para o futebol. Fui eu que o levei, contra tudo e contra todos para o Eirense. Era considerado pouco ortodoxo nas atitudes e no aspecto....
Depressa me arrependi, e passados 3 meses despedi-o de meu adjunto por manobras traiçoeiras.
Quando saí para a AAC-SF, conseguiu trair o treinador de Juniores, o meu amigo Gonçalo Pereira.
Os canalhas não olham a meios para atingir os seus fins. Mas de uma coisa tenho a certeza. Gente desta jamais irá chegar a lado nenhum. Para bem do futebol e de quem lá anda...

A vergonha continua

DA FORMAÇÃO PARA TREINADOR DE GUARDA-REDES?

Como O Sexo e a Cidade avançou à mais de 10 dias, a Académica dispensou Pedro Roma do cargo de director geral da formação de jogadores.  A comunicação foi feita ao  ex-guarda-redes através de Luís Godinho, mas ainda não tornada pública.
Agora, perante a indignação de muitos sócios, incluindo vários elementos da nova equipa de gestão, que não gostaram de ver este símbolo de fora da briosa, José Condenado Simões anda a tentar convencer  Pedro Roma a ficar.
O prémio de consolação, ou melhor, de despromoção, é para PR ficar como treinador dos guarda-redes, na qualidade de adjunto do treinador de juniores. Enfim…

In "sexo e a cidade"

De vento em popa

A Académica vai de vento em popa. Depois de Miguel Fidalgo e Bruno Amaro preferirem o falido Setúbal ao emblema de preto, Pereirinha escolhe o Olhanense como prioridade.
Aqui só há lugares para reais marinhos, que vêm de equipas fortíssimas que por infelicidade até desceram de divisão, com uma pontuação miserável...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Humm, isto sim é do melhor...

O Barcelona queria-os. O Chelsea andava doido por eles. Mas a Académica deixou-os com água na boca.
Real, ex Naval, esteve anos sem calçar. Marinho era o eterno suplente que entrava uns minutos. João Dias, o melhor DD do mundo.
Como é possível tanta competência? Grande Briosa. Vais longe, vais...
O pior é os índios andarem todos contentes. Em Dezembro falaremos...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Intelejumentos...

Villas Boas no Chelsea. Quando o Porto o veio buscar, ainda tinha contrato com a Briosa. Será que alguém da "imaculada" direcção se lembrou de pôr uma clausula de forma a que a Académica pudesse receber algum, se acontecesse uma coisa destas?
Não creio, pois a inteligência não prima por aquelas bandas...

Uns artistas...

Há por aí uns artistolas, que no mundo da blogosfera, arpeiam golpes desmesurados contra a Académica, dizendo que são seus defensores.
Um deles, fala das frustrações dos que, com toda a legitimidade, se envergonham de ter um presidente condenado a 4 anos e 7 meses de prisão. Valores.
Mas vão mais longe! Reparem no desplante de se congratularem com o regresso do meu particular amigo Rui Silva aos juniores da Académica, quando foi espezinhado e corrido de forma vergonhosa da Briosa, no mandato anterior do condenado. Coerências...
Ou seja, apoiaram o seu despedimento e apoiam o seu contrário...
Outra da pérolas escrevinhadas, tem a ver com a absolvição da AAC ao pagamento de 300 mil euros à Naval, no caso João Ribeiro.
Não vi tanta alegria ( aliás, porcamente omitiram o facto!) aquando da condenação à AAC do pagamento de 200 mil euros por práticas criminosas do seu presidente.
Pagamento esse, que segundo alguns vice presidentes presentes numa reunião da direcção, será acrescido com cerca de 800 mil euros, por o condenado querer que a Académica pague os custos do processo, as multas pessoais e os honorários ao advogado do mesmo. Quer dizer, cerca de 1 milhão de euros,
E assim vai a Académica dirigida por gente sem escrúpulos e apoiada por cúmplices que mais tarde ou mais cedo irão pagar a factura nem que o mundo se vire de pernas para o ar!

domingo, 19 de junho de 2011

Recordem-me...

Quem foi que disse em Assembleia Geral, que jogadores emprestados "NUNCA MAIS"?

Desde pequenino

O novo vice presidente para o futebol profissional, é um conhecido sportinguista. Há relativamente pouco tempo, era vê-lo em discussões ridículas e chocantes defendendo a sua dama nos jogos onde a Académica jogava. Houve uma situação particular em que o dito, que relembre-se é alegadamente acusado de tentar burlar o jogador Dame, teve uma acesa discussão com um benfiquista num jogo da Briosa.
E como sportinguista que é, a primeira acção a tomar é contratar por empréstimo todo o entulho que esses da 2ª circular não querem ver perto.
Assim a Académica passa a ser gerida com treinadores do Porto e jogadores do sporting. Grande gestão a desta gente. Quem tem dirigentes destes, quem precisa de rivais?

sábado, 18 de junho de 2011

Pergunta e resposta

Será que alguém que não votou no actual governo, gosta menos de Portugal, ou é menos Português?
Não!!! Só os ditadores pensam assim. Tratando-se de política, futebol, ou ( se houvesse eleições) religião.
O problema é que na Académica há demasiado sectarismo e dogmatismo, para não falar na MERDA do maniqueísmo que se apoderou da nossa Instituição desde 2002.
Vive-se um clima de terror e de persecução na actual Académica.
Não vão ser uma cambada de Bardamerdas que vão calar-nos. Nem poderão jamais sequer dizer um dia que são da Briosa. Porque tudo acaba, todos acabam, menos a nossa grandiosa Académica.
Que estes acabem depressa, e com eles os seus lambe botas!

DESPEDIDO

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Apoiar sem apoiar

Uma equipa a retalho é o que vai ser a Briosa da próxima época. Jogadores sem qualidade emprestados a troco de não se sabe o quê, os melhores a saírem a custo zero, e aquisições "manhososas", perfilam um cenário Dantesco.
Se a Académica descer na próxima época, dificilmente terá pernas para sobreviver.
Um treinador com o mesma qualificação do que eu próprio, à luz da UEFA, uma direcção mais fraca da história da AAC, e com cerca de 1500 pessoas a ver jogos, teme-se o pior para esta secular Instituição.
Depois de apelar à ajuda dos verdadeiros Académicos para asfixiarem financeiramente esta direcção ( que não a Académica, note-se), pede-se agora que todos os que deixaram de ser sócios cumpram a sua obrigação de recomeçar a pagar as suas quotas.
Esse acto servirá NÃO PARA IR AOS JOGOS, mas sim para nas AG's chumbarem todo e qualquer projecto da direcção que foi eleita, com cerca de 1/8 de votos dos sócios da AAC.
Sejamos mais claros. Paguem as quotas, mas não vão ao estádio. Paguem as quotas, e votem nas AG's contra o declínio da Briosa, ou seja contra esta direcção.
Eles vão cair, mais cedo do que possam pensar!

Eles andam nervosos...

Muitos apoiantes da lista A, afecta ao senhor que foi condenado em tribunal por corrupção e abuso continuado de poder, andam muito nervosos...
Pedem, os escroques, que me seja posto um processo interno. Para rir, sabendo que nenhumas medidas foram tomadas depois do presidente andar há anos a rebaixar o nome da Académica, com processos em tribunal. Nunca a Briosa foi tão mal tratada pelos órgãos de comunicação social, sempre com notícias da pior estirpe, à custa desse senhor.
Convenhamos que a cegueira é de quem não quer ver, não dos cegos.
Já disse muitas vezes e repito, que a melhor forma de ajudar a AAC é retirar por todos os meios estes senhores do poder.
Quem despede Pedro Roma, por puro revanchismo, não gosta da Académica.
Quem é julgado e condenado em tribunal, só dá mau nome à AAC.
Quem alegadamente tenta burlar um jogador da Briosa, não tem escola e deixa a Instituição com um nome deplorável.
E quem pediu um processo disciplinar a esta gente?
Se não fosse trágico, poderia ser cómico. Mas como há gente que gosta de circo vestindo a pele de palhaço, serve a carapuça com hastes, próprias para vendidos e cúmplices da pouca vergonha.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Enorme vitória

Apesar de o juiz não ter aceitado a providência cautelar para cancelar a tomada de posse da direcção da Académica, conseguimos uma grande vitória. O mesmo juiz aceitou a impugnação das eleições. A primeira vitória já está conseguida. Esperemos desenvolvimentos!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Este ano, vai ser o ano de seis meses para a Académica. É esse o meu prazo para que a Briosa caia às mãos de um condenado.
Sem querer fazer conjecturas futuristas, a verdade é que falida como está, e com os pagamentos à justiça a que está obrigada, no processo em que o condenado presidente confunde tudo, a Briosa não terá capacidade financeira para formar um equipa minimamente competitiva, para fazer face a um campeonato sem Navais, nem Portimonenses.
Jogadores prometidos em campanha, como Bruno Amaro, já perceberam que é preferível ir para um clube pré-falido, mas com um presidente sério, do que vir para perto deu um condenado, que a curtíssimo prazo não conseguirá sequer ter dinheiro para pagar o gasóleo das camionetes em viagem.
Neste momento ( sei disso por meios extremamente fiáveis) a relação condenado vs Pedro Emanuel, já tem mais divergências do que aproximações. Daí a razão de tanto tempo para oficializar um contrato que devia estar pronto no dia seguinte às eleições. Todos sabemos que o condenado não é boa rés. Juntando como homem forte do futebol profissional alguém que alegadamente tentou burlar um ex jogador da Académica ( Dame) vemos uma equipa de trabalho cheia de anti corpos e desconfianças, que ao mais pequeno abalo ruirá de certeza absoluta.
Daí eu dar 6 meses a esta direcção para cair. De madura, de falta de projectos, de arrogância e de miséria.
Estar atento aos mais pequenos detalhes vai ser extremamente importante. Ir às AG's derrotar tudo quanto sejam propostas é o mínimo que podemos fazer. Para isso todos terão que pagar as quotas para obstruir qualquer tentativa da direcção em tentar reerguer-se. Na próxima AG, espera-se um mole enorme de sócios que defenderão a Académica de ataques vis, e de arrogâncias maniqueístas.
Viva a verdadeira Académica. Sem condenados e com transparência!

Entrevista ao Clube de Comunicação Social de Coimbra

Fui ontem entrevistado pelo meu amigo Braga da Cruz, no RCP, para um programa do Clube de Comunicação Social de Coimbra.
Podem ouvi-la em:

http://ccscoimbra.blogspot.com/2011/06/entrevista-da-semana.html

terça-feira, 14 de junho de 2011

A oposição terá que ser pura e dura.

Para afastar os corruptos da Académica,só podemos ter uma única ideia. Fazer oposição sem contemplações pura e dura. A paciência terminou de vez, com as eleições de 7 de Junho. Qualquer pacificidade que pudesse haver para com a nova direcção, esfumou-se precisamente no mesmo dia, com atitudes miseráveis da lista que ganhou.
Serei certamente muito criticado,mas a melhor forma de afastar esta gente, será a total asfixia financeira para o OAF.
Posso dizer que alguns potenciais patrocinadores tanto para o futebol como para o futsal, foram aconselhados a não darem um cêntimo para uma direcção que não presta contas, que trata os associados como lixo, e que tem uma arrogância ímpar na história da Briosa.
Havendo essa asfixia financeira, precisamente o que Simões fez com o beneplácito de empresários, em 2002, não há forma de resistir. Neste momento a AAC está na penúria. Há ordenados em atraso a jogadores, à formação, a funcionários, ao Bingo. A gestão do ECC tem sido ruinosa. Se lhes tirarmos os minúsculos tapetes onde ainda assentam os tornozelos, o colapso financeiro chegará rapidamente, e a solução é a saída. Não nos devemos envergonhar com esta atitude, já que foi com esta estratégia que jes chegou ao poder.
Entre descer de divisão ou cair a direcção por colapso, escolho a segunda. E da minha parte vou fazer tudo o que está ao meu alcance para o conseguir. Disso não duvidem...

5ª feira anda à roda

A (re)nova direcção do OAF toma posse esta 5ª feira no Dolce Vita. Tendo uma academia e um restaurante tão elogiados pelo presidente, estranha-se ( ou não...) ir para um espaço comercial da cidade. Tiques...
A primeira medida está tomada: Despedir o maior símbolo no activo da Académica, Pedro Roma, pelo simples facto de não apoiar um indivíduo condenado a 4 anos e 7 meses de prisão pelo Tribunal Judicial de Coimbra.
Ou seja, neste "reino" onde impera a Democracia, só sobrevive quem apoia criminosos...
Se este festival de miserabilidade, começa antes de tomar posse, não quero imaginar o que vai acontecer  a partir de 6ª..
Verdade, verdadinha é que treinador nem vê-lo...conforma tinha sido prometido. Cada tiro cada melro.
5ª feira anda à roda...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pedro Roma despedido

É a mais recente vergonha do condenado Simões. Pedro Roma, o último símbolo da Briosa, foi despedido sem contemplação, pelo vingativo presidente. O facto de Pedro não ter apoiado a lista A, valeu-lhe sair da Académica pela porta pequena. Que vergonha. MISERÁVEL...

Texto para ler e reler


Mistificação grotesca

Ontem

O presidente do Organismo Autónomo de Futebol (OAF) da Associação Académica de Coimbra (AAC), José Eduardo Simões, foi reeleito na passada terça-feira para um novo mandato, derrotando o seu opositor, Maló de Abreu. O facto, em si, nada teria de extraordinário e passaria praticamente despercebido, não fosse a circunstância de o reeleito ter sido condenado, em Março passado, no Tribunal de Coimbra, pelos crimes de corrupção e de abuso de poder.
A própria AAC/OAF foi também condenada a pagar ao Estado o "montante equitativo" de 200 mil euros, correspondente à perda das vantagens ilicitamente obtidas com a alegada actividade criminosa do seu presidente.
Os crimes em causa teriam sido praticados entre 2003 e 2006, período em que o arguido acumulou os cargos de vice-presidente e de presidente da Académica com as funções de director municipal de Administração do Território da Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito das quais detinha competências em licenciamentos de loteamentos, de obras de urbanização e de obras particulares, entre outras.
Num acórdão com mais de 290 páginas, o Tribunal de Coimbra deu como provado que José Eduardo Simões, enquanto director municipal, violou, continuadamente, os seus deveres funcionais para beneficiar ilicitamente empresários (sobretudo da construção civil) que contribuíam financeiramente para o clube, nomeadamente permitindo áreas de construção superiores às licenciadas, obras sem licença, bem como pressionando os seus subordinados para que não cumprissem os seus deveres de fiscalização. O tribunal salientou ainda que Eduardo Simões chegou a ser apanhado com a quantia de 103 600 euros em notas de 500, 100 e 50 euros que transportava "acondicionadas" no interior do seu automóvel. Trata-se de uma sentença dura, que sintetiza as acusações (do MP) e as pronúncias (dos juízes de instrução) relativas a três processos que foram apensados num só. Essa decisão ainda não transitou em julgado e até pode vir a ser revogada e substituída por outra mais favorável ao arguido ou até absolutória. No entanto, independentemente da decisão final, estamos em presença de factos que eram do conhecimento público em Coimbra e que até já tinham sido noticiados na Comunicação Social, pelo que todos nos devemos interrogar como foi possível isso acontecer durante tanto tempo, sem que, aparentemente, ninguém com responsabilidade tivesse actuado tempestivamente. A que se deve a intervenção tão tardia das autoridades judiciais e, principalmente, do próprio presidente da Câmara, Carlos Encarnação? O que é que levou a Câmara de Coimbra a contratar para director de um departamento tão sensível o presidente de um clube de futebol em permanentes aflições financeiras? Por que é que o presidente do PS, António Almeida Santos, branqueou, publicamente, a conduta de Eduardo Simões tentando desvalorizá-la por o beneficiário da corrupção ser a Académica? Será que a corrupção é boa ou má consoante os seus beneficiários?
A Académica, a velha Académica, foi um clube ímpar no futebol português e até mundial. Os seus jogadores eram estudantes que jogavam à bola por prazer e por isso deram lições de desportivismo e de dignidade desportiva que ainda hoje perduram na memória dos amantes do futebol. Durante décadas, a Académica de Coimbra foi um motivo de orgulho para a cidade e para Portugal.
Porém, os tempos mudaram, o clube profissionalizou-se (praticamente não há um estudante na sua equipa principal) e, qual epígono atabalhoado, chegou ao ponto de utilizar os métodos do submundo das ilegalidades desportivas que outros já tinham abandonado. Em resultado de tudo isso, o OAF é, hoje, uma caricatura burlesca da velha Académica.
Ver a centenária AAC envolta nos nevoeiros da corrupção ofende o imenso património moral da velha, honrada e altiva Academia de Coimbra. É triste, muito triste, ver como a antiga mística da Académica se transformou numa grotesca mistificação. Se há epíteto que o OAF devia deixar de usar, até por pudor, é o de "briosa".

Qual o propósito e a troco de quê?

Aquando da apresentação das listas, fiquei incrédulo com alguns nomes alvitrados para a lista A. Devo confessar que uma das condições para apoiar inequivocamente Maló de Abreu, seria o facto de na sua lista, não ir rigorosamente nenhum nome que tivesse integrado na(s) direcção(ões) de Simões.
Maló prometeu-me que isso não iria acontecer. Cumpriu.
Ao ver nomes como Carlos Clemente, Ricardo Martins e Arnaud como candidatos a vice presidentes de Simões, pensei que não era verdade. Seria simples especulação.
E porquê? Ora vejamos:
1- Maló, patrocinou com uma quantia pouco usual o futsal da AAC, tendo o seu responsável dito ao longo dos tempos cobras e lagartos de Jes.
2- No período pré eleitoral, o responsável do futsal, disse numa entrevista que teria sido convidado pelas duas listas, tendo que ver quem se adequava ao seu perfil (?)...
3- Sabendo como é Simões, nunca pensei que este o convidasse.
4- Maló poderia ter rentabilizado um voto ao dar o patrocínio. Mas como homem de bem, confiou na palavra do dito cujo. Ingenuidade...
5-Ricardo Martins, de quem eu era amigo e com quem muitas vezes falava, sempre demonstrou uma agrura e tristeza por ver Simões no cadeirão da AAC. Era das últimas pessoas que eu pensava que pudesse integrar tal lista. As pessoas enganam, mas a mim só o fazem uma vez...
6- Arnaud, nunca foi, digamos, um amigo. Um simples conhecido. Mas lembro bem a sua postura nas AG's, com gestos de reprovação e comentários pouco abonatórios à figura sinistra de Simões.

São estas pessoas que integram a direcção. A pergunta que eu faço é:
Qual o propósito e a troco de quê?

domingo, 12 de junho de 2011

Novos sócios

Tenho conhecimento que muitos Académicos se tornaram sócios novamente. Aqueles que deixaram de pagar quotas, por verem a Académica dirigida por arguidos e condenados, voltaram a cumprir o seu dever cívico. É necessário que outros façam o mesmo de forma a que apareçam nas Assembleias Gerais da AAC.Não voltaremos a deixar que quem olha para a Briosa como a sua quinta, faça as diatribes necessárias para que a morte lenta da Instituição se concretize para nossa agonia.
Na próxima AG queremos ver uma grande mole humana de pessoas que serão a voz dos verdadeiros Académicos.
Viva a Académica!!!

Ponto 1º de discussão

Será o treinador escolhido, Pedro Emanuel o melhor para a Académica?
Porque razão a primeira promessa de Jes já foi uma mentira, ou seja, porque ainda não foi apresentado?

Um movimento imparável

Já tínhamos uma página no Faceboock, faltava um blogue. Aqui está.
Há muito tempo que me tinha deixado de conversas no espaço digital. Esta é a hora de voltar com espírito de missão,a bem da Briosa, e de uma corrente com uma dinâmica extraordinária, que tem como principal objectivo não deixar a AAC morrer às mãos de alguém que fez na nossa Instituição, uma quinta de horrores, onde os sócios são meros figurantes, sem qualquer espaço de manobra.
Este não é um espaço aberto.Só será admitido quem vier por bem. E como diz o meu amigo Maló de Abreu, quem apoiou, ou integrou a lista de um condenado, jamais se sentará na minha mesa...
Viva a Académica

contador gratuito